Apresentação

A Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Ministério da Cultura e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizou I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes, entre os dias 24 e 26 de março de 2014, em Ouro Preto/MG.

O evento teve a finalidade de  mobilizar e articular as Instituições Públicas de Ensino Superior das Artes para dialogar ações que promovam a ampliação e o fortalecimento de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura.

A iniciativa dá prosseguimento a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, com o Seminário Cultura e Universidade, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia,  MinC,  MEC e FORPROEX, em Salvador. A partir desse encontro, ampliou-se o diálogo entre os setores responsáveis pela Cultura em diversas Instituições Federais de Ensino Superior- IFES.

Esta articulação impulsionou a criação de um grupo de trabalho interministerial responsável pela construção da Portaria MEC/MinC nº 18, publicada em dezembro de 2013, que instituiu o Programa Mais Cultura nas Universidades, com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento e  o fortalecimento do campo da arte da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O  Encontro,  que reuniu os coordenadores dos cursos de arte do país,  pretende dar continuidade a esse diálogo e  articulação, contribuindo   para a implantação de uma política de cultura nas IFES.

A cerimônia de abertura aconteceu no Centro de Artes e Convenções da cidade de Ouro Preto, declarada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade, há mais de 30 anos. Referência da Cultura e das Artes no Brasil, Ouro Preto foi palco de importantes acontecimentos da nossa história e possui o maior conjunto do barroco edificado no país. Além de ser  berço do gênio da escultura internacionalmente reconhecido, o  Aleijadinho.

Na programação do I Encontro tiveram Mesas Temáticas e Grupos de Trabalho, que foram realizados no  Centro de Artes e Convenções com a participação de docentes dos cursos de artes de universidades e institutos federais, pesquisadores e instituições relacionadas ao desenvolvimento de políticas públicas no campo da cultura e da educação.

Mais informações poderão ser obtidas pelo formulário de contato do site